Presidente sul-coreana discursará no Congresso dos EUA

A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, será recebida no Congresso norte-americano nesta quarta-feira, no momento em que Seul e Washington decidiram se manter firmes contra as provocações norte-coreanas.

Park vai discursar no Congresso um dia depois de ela e o presidente Barack Obama terem pedido ao jovem líder norte-coreano, Kim Jong Un, que abandone as armas nucleares e retorne para a comunidade internacional.

A mensagem de solidariedade entre os dois países foi feita em meio a sinais de que a Coreia do Norte está diminuindo as tensões, que aumentaram muito desde que o país conduziu um teste atômico subterrâneo em fevereiro, que resultou em sanções mais duras da Organização das Nações Unidas (ONU).

Obama declarou que os dias em que a Coreia do Norte poderia conseguir concessões com a criação de uma crise acabaram. Ele afirmou que os aliados vão responder a uma agressão, mas também endossou o objetivo de Park de construção de confiança com Pyongyang, contanto que o país honre seus compromissos internacionais, particularmente no que diz respeito a seu programa nuclear.

Park será a sexta líder sul-coreana a discursar durante uma reunião conjunta do Congresso dos Estados Unidos. Seu antecessor, Lee Myung-bak, que tinha uma relação próxima com Obama, também fez um pronunciamento no Congresso, em outubro de 2011. Nesta quarta-feira, Park também vai falar na Câmara Americana de Comércio. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo