A Rússia vai retirar as tropas enviadas na última sexta-feira à Geórgia, anunciou nesta terça-feira (12) em Moscou o presidente russo, Dmitry Medvedev. Em entrevista coletiva conjunta concedida ao lado do presidente da França, Nicolas Sarkozy, Medvedev informou também que Moscou e Paris concordam com a necessidade de uma negociação internacional sobre o futuro status da Ossétia do Sul e de Abkházia, duas províncias separatistas pró-Moscou da Geórgia.

continua após a publicidade

Medvedev explicou que os dois se reuniram hoje em Moscou e definiram seis pontos cruciais para a solução do conflito, entre eles um “debate internacional” sobre a situação na Ossétia do Sul e na Abkházia. Mais cedo, Medvedev disse a Sarkozy que a Geórgia deveria retirar suas tropas das duas províncias e prometer não voltar a recorrer ao uso da força para que o conflito tenha uma solução definitiva.

Sarkozy, por sua vez, disse considerar “perfeitamente normal” que Moscou defenda cidadãos russos além de suas fronteiras, mas observou que a integridade territorial da Geórgia “deve ser respeitada”.

Pouco antes, em Tbilisi, o presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, anunciou que seu governo declarará as duas províncias separatistas “territórios ocupados”. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade