Tragédia

Presidente polonês morre em queda de avião na Rússia

O presidente da Polônia, Lech Kaczynski, sua esposa, Maria Kaczynska, e uma delegação de autoridades do alto escalão do governo do país morreram hoje em um acidente de avião na Rússia. A aeronave de fabricação russa Tupolev caiu a cerca de um quilômetro de sua quarta tentativa de aterrissar em meio a um intenso nevoeiro no aeroporto militar Smolensk-Severnuy. A agência de notícias oficial da Rússia, RIA-Novosti, disse que as indicações preliminares são de que o acidente foi causado por erro dos pilotos. Kaczynski liderava uma comitiva que participaria das cerimônias em Katyn em memória do massacre de 22 mil poloneses pelos agentes soviéticos há 70 anos.

Na delegação estavam o presidente do Banco Nacional da Polônia, Slawomir Skrzypek, o embaixador da Polônia em Moscou, o vice-ministro da Defesa, o vice-líder do Senado e o da Câmara Baixa, o vice-ministro das Relações Exteriores, o chefe de equipe do Exército, o chefe de gabinete do presidente, o chefe do Escritório de Segurança Nacional, entre outras autoridades.

As informações sobre o número total de mortos variam. As autoridades na Polônia dizem que 88 pessoas morreram no acidente, enquanto o Ministério de Situação de Emergência da Rússia informa que o número chega a 96; o Comitê de Investigações russo diz que 132 morreram. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo