A pressão do secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, para que o Iraque permita uma participação da Turquia na batalha em Mosul encontrou resistência do primeiro-ministro iraquiano, neste sábado, que disse que as forças de seu país derrubarão os militantes do Estado Islâmico no norte da cidade.

continua após a publicidade

“Eu sei que os turcos querem participar, nós agradecemos, mas isso é algo a ser feito pelos iraquianos e os iraquianos vão libertar Mosul e os demais territórios”, disse Haider al-Abadi em uma reunião com o chefe do Pentágono em Bagdá.

continua após a publicidade

“Forças iraquianas, curdas, e outros agentes locais vão conduzir a batalha em Mosul”, disse al-Abadi. “Não temos nenhum problema. Se precisarmos de ajuda, nós pediremos à Turquia ou outros países da região”, completou.

continua após a publicidade

Ele reconheceu que ambos os lados fizeram recomendações e que eles se reunirão novamente, sugerindo que a porta pode continuar aberta para algum comprometimento.

Carter, que desembarcou no Iraque neste sábado para se encontrar com seus comandantes e avaliar o progresso dos primeiros dias da operação em Mosul, disse que a questão da participação turca na campanha militar é um tema difícil.

O papel dos Estados Unidos é “trabalhar com nossos parceiros da coalizão e do governo iraquiano para tentar resolver questões como essa e garantir que estamos focados” no combate ao Estado Islâmico. “Estou confiante de que podemos ter um papel construtivo aqui”. Fonte: Associated Press.