Presidente dos EUA diz que Kosovo é independente

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, reconheceu durante visita oficial à Tanzânia, a histórica declaração de independência de Kosovo ao afirmar que "agora os kosovares são independentes". Os líderes albano-kosovares declararam ontem a província independente da Sérvia e hoje seus cidadãos esperavam por reconhecimento oficial por parte dos Estados Unidos e de importantes potências européias."Isso foi algo que eu defendi ao lado de meu governo", declarou Bush numa entrevista concedida à rede de televisão americana NBC.

Ao apelarem diretamente para os EUA e outras nações para que a independência seja reconhecida, os líderes kosovares entraram em rota de colisão com a Sérvia, indignada com a iminente perda de território, e com a Rússia. Kosovo continuou sendo uma província sérvia mesmo depois de 1999, quando passou a ser administrada pelas Organizações das Nações Unidas e do Tratado do Atlântico Norte.

Em abril do ano passado, o enviado especial da ONU Matti Ahtisaari recomendou que o Kosovo obtivesse independência, mas sob supervisão internacional. A busca por uma solução negociada para o plano foi frustrada pela intransigência dos kosovares, que queriam independência plena, e dos sérvios, que ofereceram somente autonomia. "O plano de Ahtisaari é a base para seguirmos adiante", disse Bush em Dar Es Salaam. "Estaremos atentos aos acontecimentos de hoje. Agora os kosovares são independentes", concluiu.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo