O presidente do Togo, Faure Gnassingbe, foi reeleito neste sábado com 60,9% dos votos, segundo a comissão eleitoral do país. De acordo com resultados preliminares, Faure Gnassigbe recebeu 1,2 milhão de votos, contra 692.584 do candidato da oposição, Jean-Pierre Fabre. Filho do ex-ditador Gnassingbe Eyadema, Faure assumiu a presidência do pequeno país africano em 2005, após a morte do pai. A família governa o país há 43 anos.
Tropas de choque tomaram as ruas da capital, Lomé, e usaram bombas de gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes da oposição após a divulgação dos resultados. Durante a tarde, resultados parciais geraram tensão na capital, onde a oposição tem grande apoio. Fabre e centenas de outros manifestantes de seu partido protestaram contra a forma como os resultados estavam sendo compilados. Eles se dirigiram à Praça da Independência, mas foram dispersados com bombas de gás.
Com medo da violência, muitos moradores evitaram sair de suas casas, e o comércio fechou mais cedo. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.