Genebra

Presidente do Irã não vê obstáculos para negociações

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse que as conversações em Genebra sobre o programa nuclear do país foram positivas e que ele não via obstáculos em continuar as discussões com as principais potências mundial. “Nós temos uma opinião positiva sobre a reunião em Genebra”, disse Ahmadinejad à televisão estatal.

“Eu não acho que haverá problemas nas próximas negociações. Se algumas pessoas querem criar problemas, elas não terão sucesso e, se conseguirem, irão apenas prejudicar a si mesmas”, disse Ahmadinejad quando perguntado sobre os comentários feitos mais cedo pela secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton.

Hillary advertiu Teerã que a comunidade internacional “não vai esperar indefinidamente” para que a República Islâmica cumpra as obrigações do seu controverso programa nuclear. As declarações foram feitas após encontro em Londres com o ministro de Relações Exteriores britânico, David Miliband.

Ela declarou que as conversações sobre o programa nuclear iraniano em 1º de outubro, envolvendo o sexteto (Grã Bretanha, China, França, Alemanha, Rússia e os Estados Unidos) foram um “início construtivo”, mas disse que “precisam ser seguidas de ações”.

Dias antes das conversações de Genebra, o Irã irritou as potências mundiais ao revelar à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que estava construindo uma segunda instalação de enriquecimento de urânio perto da cidade sagrada de Qom.

O próximo estágio das conversações acontece no dia 19 deste mês, quando funcionários do Irã, Estados Unidos, Rússia, França e da AIEA devem se encontrar em Viena para trabalhar no acordo sob o qual Teerã disse estar pronto para comprar urânio do exterior. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo