O presidente do Haiti, René Préval, ficará no cargo por mais três meses, enquanto o povo do seu país escolhe um sucessor, após eleições que tiveram o segundo turno adiado, informou hoje o chefe da equipe de Préval, Fritz Longchamp. Ele confirmou que Préval deixará o cargo de presidente em 14 de maio.

continua após a publicidade

O mandato de Préval deveria ter acabado hoje, mas o segundo turno das eleições no Haiti, que deveria ter ocorrido em janeiro, foi adiado. O segundo turno ocorrerá em 20 de março. “Ele ficará no cargo até 14 de maio. Ele não deixará hoje a presidência”, disse Longchamp.

Os Estados Unidos e outros países sinalizaram que concordam que Préval fique mais alguns meses no poder, para evitar um vácuo na liderança do país. Cerca de 50 manifestantes protestaram na manhã de hoje, em frente ao palácio presidencial em Porto Príncipe, contra a permanência de Préval por mais alguns meses. Eles foram dispersados pela polícia.

Em 20 de março, o cantor popular Michel Martelly enfrentará a candidata Mirlande Manigat no segundo turno. As informações são da Associated Press.

continua após a publicidade