O presidente de Israel, Shimon Peres, disse que o presidente do Egito, Hosni Mubarak, sempre será lembrado por preservar a paz entre os dois países por três décadas.

continua após a publicidade

Discursando a uma delegação de membros do Parlamento Europeu, em Jerusalém, Peres disse que “a contribuição dele para a paz, do meu ponto de vista, nunca será esquecida”.

Peres também advertiu sobre a possibilidade de que a eventual queda do regime de Mubarak seja acompanhada pela ascensão ao poder da Irmandade Muçulmana, o maior partido de oposição do Egito.

“Estamos muito preocupados com ter uma mudança no governo, ou uma mudança no sistema eleitoral, sem mudar as razões que levaram a essa explosão, a essa amargura”, disse o presidente.

continua após a publicidade

O Egito foi o primeiro país árabe a assinar um acordo de paz com Israel, em 1979, quando o presidente egípcio era o general Anwar Sadat. Mubarak assumiu o poder depois do assassinato de Sadat, em 1981.

Além de respeitar o acordo de paz, ele também passou a cooperar mais ativamente com os EUA e com Israel – não apenas com a tortura de suspeitos de terrorismo encaminhados pela CIA norte-americana, mas também com o bloqueio da fronteira entre o Egito e o território palestino da Faixa de Gaza, especialmente durante a ofensiva israelense de dezembro de 2008, quando o Egito impediu a entrada de ajuda humanitária em Gaza. As informações são da Associated Press.

continua após a publicidade