Autoridades turcas disseram nesta terça-feira que o presidente Recep Tayyip Erdogan conversará por telefone com o presidente dos EUA, Donald Trump, em uma primeira conversa desde que o líder americano tomou posse.

continua após a publicidade

Autoridades do escritório de Erdogan disseram hoje que a conversa aconteceria pouco depois da meia-noite no horário local (22h em Washington e 19h no horário de Brasília). Eles falaram sob condição de anonimato, pois não estavam autorizados a dar detalhes.

continua após a publicidade

As relações da Turquia com os Estados Unidos sob a administração Obama foram forçadas, com Ancara frequentemente expressando frustrações sobre a relutância dos EUA em extraditar o clérigo islâmico Fethullah Gulen, a quem a Turquia acusa de orquestrar a fracassada tentativa de golpe militar de 15 de julho.

continua após a publicidade

A Turquia também se irritou com o apoio dos EUA à milícia curda síria na luta contra o grupo do Estado Islâmico – considerado como “terroristas” por Ancara – e suas ligações com rebeldes curdos na Turquia. Fonte: Associated Press