Presidente chileno tem a pior avaliação desde 1990

O governo do presidente do Chile, Sebastián Piñera, tem o nível mais baixo de aprovação na comparação com as quatro administrações anteriores desde o retorno à democracia no país, segundo pesquisa realizada pelo Centro de Estudos da Realidade Contemporânea (Cerc).

Conhecido por suas tendências de esquerda, o instituto mostrou por meio do levantamento que o governo conservador do atual presidente tem a aprovação de 54% da população. Os antecessores de Piñera, Michelle Bachelet e Ricardo Lagos, tinham níveis de aprovação de 65% e 67%, respectivamente.

O terremoto ocorrido em fevereiro, que atingiu principalmente o sul do país, é uma das razões possíveis para o baixo nível de aprovação, já que apenas 48% dos moradores das regiões afetadas pelo desastre são a favor do atual governo, disse Carlos Huneeus, diretor do centro.

Os 17 anos de ditadura do general Augusto Pinochet foram encerrados em 1990, quando Patricio Aylwin assumiu o cargo depois de derrotar vários concorrentes nas primeiras eleições realizadas no Chile desde 1970.

A pesquisa interrogou 1.200 moradores em todo o país entre os dias 24 de maio e 6 de junho, pouco antes do 100º dia de governo do presidente, que aconteceu no dia 18 de junho. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna