O presidente afegão, Hamid Karzai, confirmou hoje que seu governo mantém conversações informais “há bastante tempo” com o Taleban para alcançar a paz no Afeganistão. Trata-se da mais recente declaração de um graduado funcionário do país reconhecendo esses contatos com o grupo fundamentalista.
O diálogo extraoficial com representantes do Taleban ocorre há algum tempo, afirmou o presidente no programa “Larry King Live” da emissora norte-americana CNN, em entrevista que será veiculada hoje. Karzai explicou que os contatos não são oficiais nem ocorrem regularmente, mas há um diálogo informal em andamento “há bastante tempo”.
Um porta-voz presidencial disse anteriormente que o governo afegão vinha mantendo contatos “durante os últimos dois anos” com membros do Taleban de diferentes níveis na hierarquia do grupo.
O principal comandante da Otan no Afeganistão, o general norte-americano David Petraeus, também já informou que a coalizão militar estava sabendo do diálogo entre o governo afegão e o Taleban.