O primeiro-ministro da Tailândia, Abhisit Vejjajiva, disse hoje ter um plano de ação para resolver a crise política no país. Suthep Thaugsuban, vice-primeiro-ministro, afirmou que a solução “provavelmente” será dissolver o Parlamento, caso não haja o risco de mais violência.
Abhisit falou em uma sessão especial do Senado sobre o conflito político. Ele não disse quando o plano se tornará público, mas o premier sofre intensa pressão para solucionar a crise, no momento em que milhares de manifestantes contrários ao governo paralisam partes da capital há oito semanas.
Os oposicionistas, chamados Camisas Vermelhas, bloquearam vias e fecharam um bairro de compras de Bangcoc, em sua campanha para forçar o governo a dissolver o Parlamento e convocar eleições. Pelo menos 27 pessoas morreram e quase mil se feriram na violência entre manifestantes e forças de segurança.
“Apresentarei soluções políticas, podemos chamá-las de um plano de ação”, afirmou Abhisit no Senado. “Para ter uma solução política, devemos escutar opiniões de todas as partes, não somente de um grupo.”
Até o momento, o premier afirmou que pode convocar eleições para o fim do ano, mas não quer antecipar esse compromisso, como exigem os manifestantes. O primeiro-ministro disse esperar uma solução política, mas não descarta medidas enérgicas contra os Camisas Vermelhas.