Premier palestino pede liberação de dinheiro para Gaza

O primeiro-ministro da Autoridade Palestina, Salam Fayyad, exortou Israel nesta terça-feira (3) a permitir a entrada de dinheiro na Faixa de Gaza para diminuir a crise de liquidez no território sitiado. “Estamos tentando viabilizar a entrada de dinheiro, mas autoridades israelenses não a autorizaram até agora”, disse Fayyad. “A situação afetou significativamente o funcionamento dos bancos, cuja capacidade para responder às necessidades dos cidadãos continuará muito limitada, já que Israel não suspendeu a proibição de transferência de dinheiro para Gaza”, afirmou.

Devido à crise de liquidez, bancos da Faixa de Gaza limitaram a retirada de dinheiro para o equivalente a US$ 200 por dia. Geralmente, falta dinheiro aos bancos da região por causa do bloqueio imposto por Israel depois que o Hamas tomou o poder no território, em junho de 2007. Fayyad integra o partido laico Fatah, que controla somente a Cisjordânia, após ser expulso pelo Hamas da Faixa de Gaza.

A crise piorou desde que Israel lançou uma ofensiva militar de 22 dias na Faixa de Gaza a partir do dia 27 de dezembro. Cerca de 1.300 palestinos morreram na ação. No mesmo período foram mortos 13 israelenses.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo