O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse que um diplomata norte-americano que escreveu que ele possui várias contas bancárias na Suíça, em um comunicado enviado de Ancara ao Departamento de Estado americano e vazado pelo website WikiLeaks, deveria ser punido por fazer uma falsa acusação.
Erdogan afirmou hoje que renunciará se a oposição turca conseguir provar que o comunicado é correto e que ele possui contas em bancos suíços. O telegrama classificado, publicado nesta semana pelo WikiLeaks, é datado de 30 de dezembro de 2004 e foi escrito pelo então embaixador dos Estados Unidos em Ancara, Eric Edelman.
O documento diz: “Nós escutamos de dois contatos que Erdogan tem oito contas em bancos suíços; a explicação dele, de que essa riqueza vem de presentes de casamento que convidados deram a seu filho, e de que um empresário turco está pagando as despesas com instrução dos seus quatro filhos nos EUA, é esfarrapada”. O principal partido da oposição turca está investigando as acusações. As informações são da Associated Press.