O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, fez hoje outra visita à costa do país que foi destruída por um tsunami no mês passado, e prometeu a autoridades de uma cidade dependente da pesca que seu governo fará o que puder para ajudar.

continua após a publicidade

Kan visitou Ishinomaki, uma cidade costeira de 163 mil habitantes em Miyagi, um dos estados mais afetados pelo terremoto e tsunami do mês passado que matou 25 mil pessoas, destruiu cidades e deixou milhares de desabrigados.

O prefeito de Ishinomaki, Hiroshi Kameyama, disse ao premiê que o governo precisa construir rapidamente casas temporárias para os 17 mil moradores que perderam suas habitações e estão morando em abrigos. Mais de 2.600 pessoas de Ishinomaki morreram no desastre e outras 2.800 estão desaparecidas. Barcos também foram destruídos, afetando a indústria da pesca que responde por 40% da economia da cidade.

Enquanto Kan visitava a cidade, tropas japonesas e norte-americanas vasculhavam a costa por terra, ar e mar em outra busca por corpos. Apenas 13 mil mortes foram confirmadas até agora, e muitos corpos provavelmente foram levados pelo mar e nunca serão encontrados. As informações são da Associated Press.

continua após a publicidade