O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, está considerando participar em uma reunião de cúpula com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, para buscar avanços mais significativos na disputa relativa ao sequestro de cidadãos japoneses por Pyongyang nas décadas de 1970 e 1980.

continua após a publicidade

Um primeiro encontro entre os governantes poderia ocorrer tão cedo quanto em agosto ou setembro, de acordo com a mídia japonesa, embora autoridades afirmem que não há nada decidido. A prioridade, apontam, é que qualquer conversa produza resultados tangíveis.

continua após a publicidade

Desde a guinada da Coreia do Norte no âmbito diplomático iniciada no primeiro trimestre do ano, Abe permaneceu às margens das tratativas envolvendo Pyongyang, receoso quanto às intenções do regime de Kim. Nesse período, o líder norte-coreano teve reuniões com os presidentes da China, Xi Jinping, e da Coreia do Sul, Moon Jae-in. Agora, parece que o premiê japonês também quer entrar na conversa.

continua após a publicidade

“Devemos ter uma reunião de cúpula que resolva questões de interesse mútuo”, comentou hoje o porta-voz do governo do Japão, Yoshihide Suga. (Dow Jones Newswires)