O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, disse ontem que pretende aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) nominal do país para 600 trilhões de ienes (US$ 5 trilhões) – um avanço de 20% em relação ao PIB japonês do último ano fiscal, de 490 trilhões de ienes.

continua após a publicidade

O objetivo é ambicioso. Nos últimos três anos sob a liderança de Abe, a economia japonesa cresceu com dificuldades, com a inflação oscilando próxima ao terreno negativo. O PIB do país asiático encolheu 1,6% no segundo trimestre e analistas preveem um crescimento fraco para este trimestre.

Mas a declaração é um sinal de que o premiê vai concentrar sua gestão na economia, após passar boa parte dos últimos quatro meses negociando uma iniciativa controversa no parlamento para expandir o papel dos militares no exterior. A lei foi promulgada no último sábado.

Abe não apresentou um calendário específico para alcançar a meta, que foi anunciada em uma coletiva de imprensa na sede do Partido Democrático Liberal, que ele lidera.

continua após a publicidade

Economistas afirmam que não há nada de novo no objetivo de crescimento do governo, ressaltando que seria um resultado natural de uma meta previamente declarada de 2% de crescimento real e 2% de inflação ao longo dos próximos cinco anos ou mais. Fonte: Dow Jones Newswires.