mundo

Premiê da Áustria assume cargo em meio a protestos contra coalizão de governo

O líder do conservador Partido Popular (ÖVP), Sebastian Kurz, assumiu o cargo de primeiro-ministro da Áustria nesta segunda-feira e se tornou o líder mais jovem da Europa, com 31 anos. No entanto, a posse foi marcada por protestos no centro de Viena contra o novo governo de coalizão entre os conservadores e a sigla de extrema-direita Partido Libertário (FPÖ).

“Não deixe que os nazistas governem”, dizia um dos cartazes, fazendo referência ao FPÖ, que será o único partido de extrema-direita a entrar no poder na União Europeia. O FPÖ e o ÖVP pretendem implementar regras mais estritas para os requerentes de asilo, após a imigração provar ser grande preocupação para os eleitores austríacos. De acordo com a rede de TV britânica BBC, cerca de 6 mil pessoas se manifestaram contra a nova coalizão governista no centro de Viena.

A nova ministra de Relações Exteriores austríaca, Karin Kneissl, acusou a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, de “negligência” por permitir números recordes de imigrantes. Ela também disse que a turbulência no mundo árabe foi, em parte, causada por jovens desempregados “que não podem encontrar uma mulher hoje” por causa do status atual.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo