O partido governista de centro-direita Fidesz, do primeiro-ministro Viktor Orban, foi o grande vitorioso nas eleições municipais realizadas hoje em toda a Hungria, de acordo com resultados preliminares. Com 45% dos votos contados, Fidesz e o partido aliado Cristão Democrata, que conquistaram mais de dois terços das cadeiras nas eleições parlamentares de abril, pareciam ter obtido o mesmo nível de apoio nas eleições deste domingo.

continua após a publicidade

O partido também deve conquistar, pela primeira vez em 20 anos, a prefeitura da capital, Budapeste, que escolhe seu primeiro novo prefeito desde as eleições pós-comunistas de 1990. O atual prefeito, Gabor Demszky, se aposenta depois de ter cumprido cinco mandatos consecutivos. O partido Socialista, por sua vez, parecia caminhar para uma das piores derrotas de sua história.

Cerca de 46% dos eleitores registrados compareceram às urnas, menos do que os 53.1% das eleições municipais de 2006.

Orban afirmou que o apoio generalizado tornará mais fácil para o governo acelerar as reformas, executar as metas de déficit orçamentário acordadas com credores internacionais e reduzir as dívidas da Hungria. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.

continua após a publicidade