O prefeito metropolitano de Caracas, Antonio Ledezma, convocou para o dia 23 de janeiro a oposição política venezuelana para uma manifestação contra as medidas econômicas do governo do presidente Hugo Chávez, que na sexta-feira passada desvalorizou a moeda local, o bolívar, em 63,7% frente ao dólar. As informações são do jornal venezuelano ‘El Universal’.
A convocação do protesto recebeu o apoio do deputado Ismael García, do partido Podemos, e de Henry Ramos Allup, secretário-geral do partido Acción Democrática (AD), ambos da oposição.
O prefeito de Caracas disse que o descontentamento dos venezuelanos é cada vez maior com a situação econômica. “Esse é um governo que aplica medidas de desvalorização para empobrecer justamente os mais humildes”, afirmou Ledezma.
García criticou o desempenho dos 10 anos do governo Chávez na economia. Segundo ele, “os investimentos privados, que estavam em 4,7% em 2004, caíram a 1,3% no final de 2009, quase no chão, enquanto o investimento estrangeiro, que foi de US$ 4,9 bilhões em 2008, caiu para menos de US$ 2,4 bilhões em 2009, quer dizer, foram embora da Venezuela”.
Segundo ele, atualmente os empresários venezuelanos “se encontram chantageados com o poder Executivo”, principalmente “pela PDVSA e outros organismos do Estado”.