Prefeito de Atenas acusa partido de xenofobia

O prefeito de Atenas, Giorgos Kaminis, comprometeu-se a evitar que o partido de extrema-direita Golden Dawn distribua alimentos apenas para gregos na Praça Syntagma, a mais movimentada da capital da Grécia. Kaminis acusa o grupo de envolvimento em “caridade racista e xenófobos”.

No entanto, o Golden Dawn informou que ignorará os comentários do prefeito e que continuará com a distribuição. Apesar de rejeitar o rótulo de neonazista, o grupo é apaixonado por literatura e símbolos nazistas.

Em plena recessão da economia grega, o partido tornou-se o terceiro mais popular. No ano passado, o Golden Dawn conquistou 18 dos 300 assentos do parlamento. Seus membros têm sido repetidamente relacionados a ataques em regiões do país com grande população de imigrantes.

Prisões

Nesta quarta-feira, a polícia grega informou ter detido dois homens sob acusações de adesão a uma organização terrorista e de participação em um assalto a banco no noroeste do país, há dois anos. De acordo com o porta-voz da polícia grega, Christos Parthenis, Argyris Dalios, 22 anos, e Foivos Charisis-Poulos, 23 anos, foram presos em Atenas na terça-feira (30), com mandados que haviam sido emitidos em fevereiro. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo