continua após a publicidade

O pré-candidato opositor à Presidência da Venezuela Diego Arria denunciou hoje Hugo Chávez ao Tribunal Penal Internacional de Haia por crimes de lesa-humanidade.

“Nós não são somos acusadores de Hugo Chávez, pois isso compete ao Tribunal Penal Internacional. Viemos como defensores de milhares de venezuelanos que são vítimas”, disse Arria, que está na Holanda.

Em entrevista à emissora Globovisión, o pré-candidato pela coalizão Mesa da Unidade Democrática (MUD) contou que o processo iniciado com a entrega da queixa tem como objetivo denunciar “uma política generalizada de Estado utilizada para violar os direitos humanos”.

“Os testemunhos de Chávez, por suas declarações públicas, constituem uma base essencial para determinar o que é uma política sistemática e generalizada de Estado de violar os direitos humanos e realmente cometer crimes de lesa-humanidade”, afirmou Arria.

continua após a publicidade

Ele também explicou que a denúncia não é contra o Estado, mas sim, “para determinar a responsabilidade penal, individual e pessoal de Hugo Chávez e alguns dos seus principais colaboradores em crimes de lesa-humanidade”.

Segundo ele, foram apresentadas provas para delitos como “assassinato e violação de propriedade”. Arria, que é diplomata, vai concorrer nas primárias da MUD em 12 de fevereiro contra o governador de Miranda, Henrique Capriles; o governador de Zulia, Pablo Pérez; a deputada María Corina Machado; e o político Leopoldo López.

continua após a publicidade