O ministro de Finanças da Espanha, Luis de Guindos, disse hoje que o vencimento do atual programa de ajuda da Grécia, nesta terça-feira, é o prazo crucial para a solução do impasse entre Atenas e seus credores.

continua após a publicidade

Guindos, que falou após reunião de emergência com ministros e assessores do governo para assuntos econômicos, afirmou que a perspectiva de um entendimento depois de amanhã seria dificultada por obstáculos burocráticos e políticos envolvidos na negociação de um eventual terceiro pacote de resgate.

Os comentários de Guindos contrastam com o tom mais otimista do comissário europeu para economia e assuntos financeiros, Pierre Moscovici, para quem Atenas e os credores estão apenas a “poucos centímetros” de um acordo.

“Sob o programa de ajuda atual, temos um grande espaço com o qual trabalhar”, disse Guindos. “Um novo programa é sempre uma coisa muito mais complexa”, acrescentou, dizendo que um terceiro pacote será a única opção da Grécia se um acordo não for fechado até esta terça-feira.

continua após a publicidade

Após fracassar em negociações com credores no último sábado, a Grécia decidiu ontem fechar seu sistema bancário por uma semana. Atenas também convocou um referendo para o próximo dia 5 para consultar os gregos sobre as medidas de austeridade que os credores exigem para a liberação de nova ajuda financeira.

Além de o programa atual da Grécia vencer amanhã, Atenas tem uma dívida de 1,55 bilhão de euros a saldar com o Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta terça-feira. Fonte: Dow Jones Newswires.

continua após a publicidade