O diretor do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, fez um discurso otimista sobre o estado da economia global nesta quinta-feira, afirmando que sinais de uma recuperação internacional sustentável estão se materializando e que mercados emergentes parecem prontos para administrar um retorno a condições econômicas normais.

continua após a publicidade

Powell, candidato a suceder a presidente Janet Yellen como presidente do Fed, afirmou que a volta dos EUA a um ambiente com taxa de juros normal “deve continuar a ser gradual, à medida em que a economia norte-americana se comporta como o esperado”.

continua após a publicidade

“Uma recuperação global sustentável pode finalmente estar se materializando”, afirmou Powell em um discurso preparado para uma conferência do Instituto de Finanças Internacionais (IIF).

continua após a publicidade

Seu discurso focou sobre as economias emergentes. Segundo ele, elas devem conseguir administrar a normalização das políticas econômicas globais “razoavelmente bem”. Ele acrescentou que uma recente retomada dos fluxos de capitais em direção a esses países não está em desacordo com seus fundamentos.

Já a dívida corporativa desses países “não é alarmante” neste momento, mas impõe riscos significativos que merecem ser observados. Powell lembrou também que a volatilidade dos mercados financeiros pode mudar a perspectiva global. Fonte: Dow Jones Newswires.