O porta-voz do líder líbio Muamar Kadafi, Mussa Ibrahim, foi capturado nesta quinta-feira nas proximidades da cidade natal do coronel, Sirta, informaram comandantes de campo do novo regime à agência France Presse.

continua após a publicidade

“Combatentes de Misurata entraram em contato conosco e nos informaram que Moussa Ibrahim foi capturado”, disse Mustafa bin Dardef, integrante da brigada Zintan, do Conselho Nacional de Transição (CNT).

Outro comandante, Mohammed al Marimi, disse que “Moussa Ibrahim foi capturado quando dirigia nas proximidades de Sirta, por combatentes de Misurata”. Ele disse que há relatos indicando que Ibrahim estava vestido de mulher, mas não pôde confirmar a informação.

Ibrahim era a voz pública do regime de Kadafi até os combatentes do CNT tomarem Trípoli em 23 de agosto. Apesar de ter fugido da capital com o líder deposto, ele continuou a transmitir comunicados por meio da emissora síria de televisão Al Ray, a partir de um local desconhecido.

continua após a publicidade

Na sexta-feira, Ibrahim fez um apelo contra “agentes e traidores”, denunciou o que chamou de “genocídio” perpetrado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e seus “agentes líbios” e criticou a comunidade internacional por sua “falta de ação”. As informações são da Dow Jones.