Porsche cria império com Volks e Scania

A fabricante alemã de carros de luxo Porsche deu um grande passo para se tornar um dos maiores grupos automobilísticos do mundo. O conselho da empresa autorizou a compra do controle da Volkswagen – na qual já detém uma participação de 31%. A decisão veio no mesmo dia em que a própria Volkswagen anunciou a aquisição do controle da fabricante sueca de caminhões Scania, por cerca de US$ 4 bilhões. Com isso, a Porsche pode se tornar a controladora de um grupo avaliado em cerca de US$ 230 bilhões, dono de marcas como Volkswagen, Porsche, Audi e Lamborghini, além dos caminhões Scania e MAN.

A Porsche já vinha elevando continuamente sua participação na Volkswagen há mais de um ano. A empresa conquistou uma vitória significativa no ano passado, quando o mais alto tribunal da União Européia determinou que o governo alemão tinha de revogar um limite sobre os direitos a votos na VW – pela legislação anterior, o direito de voto de qualquer acionista estava limitado a 20%, independentemente do número de ações que possuísse.

"Nosso objetivo é criar uma das mais fortes e inovadoras alianças do setor automotivo no mundo, que esteja à altura da crescente competição internacional", afirmou Wendelin Wiedeking, presidente-executivo da Porsche. O aumento para mais de 50% do capital da VW não cria a necessidade de a Porsche fazer uma oferta total pela empresa – a Porsche já fez uma oferta de preço mínimo legal no ano passado, que foi acatada pelos investidores. A direção da Porsche também fez questão de afirmar que não planeja uma fusão plena das empresas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo