Por telefone, Obama discute crise com líderes mundiais

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, discutiu na quinta-feira (6) a crise financeira e outros problemas com importantes líderes mundiais, em conversas por telefone. O democrata falou por telefone com os líderes de Austrália, Grã-Bretanha, Canadá, França, Alemanha, Israel, Japão, México e Coréia do Sul. A crise financeira, a guerra no Afeganistão, mudanças climáticas e as crises nucleares envolvendo Irã e Coréia do Norte dominaram as conversas, de acordo com relatos de várias capitais.

Obama e a chanceler alemã, Angela Merkel, concordaram em trabalhar em sintonia em relação ao programa nuclear do Irã, ao Afeganistão, às mudanças climáticas e à crise financeira, apontou o governo alemão.

A reforma do sistema financeiro também esteve bastante presente nas conversas entre o presidente eleito e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, o primeiro-ministro, Gordon Brown, e o primeiro-ministro japonês, Taro Aso. O líder japonês também tratou do Afeganistão, mudanças climáticas e da Coréia do Norte.

O primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, disse que ele e Obama discutiram “nossa determinação de agir juntos para lidar com a crise financeira global e também trabalhar juntos em relação ao grande desafio da mudança climática”. A segurança global também foi tratada, segundo Rudd.

O presidente mexicano, Felipe Calderón, disse que tratou com Obama da imigração e do narcotráfico na fronteira sul norte-americana, segundo o Ministério de Relações Exteriores do México.

Obama e o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, concordaram em trabalhar juntos pelo desarmamento da Coréia do Norte e para enfrentar a crise financeira, segundo o porta-voz de Lee em Seul.

A maioria dos líderes mundiais participará de um encontro emergencial sobre a crise financeira em Washington, em 15 de novembro. O próprio Obama ainda não disse se participará de alguma forma do evento. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna