mundo

Política contra imigração ilegal nos EUA pode separar pais imigrantes de filhos

O procurador-geral dos Estados Unidos, Jeff Sessions, afirmou nesta segunda-feira que sua política de tolerância zero contra qualquer pessoa que entrar no país ilegalmente pode separar imigrantes de seus filhos.

Em um discurso à frente do muro na fronteira entre San Diego, na Califórnia, e Tijuana, no México, Sessions disse que o Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês) enviará todos os casos de entrada ilegal no país a procuradores federais americanos.

Adultos serão mantidos sob custódia, enquanto seus filhos podem ser libertados e encaminhados ao Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA.

O diretor em exercício da Autoridade de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês) americana, Thomas Homan, reforçou a fala de Sessions, pontuando que essa política migratória levará a mais processos judiciais, inclusive contra pais que terão de ser separados de seus filhos.

Ele negou que o governo do presidente Donald Trump tenha adotado uma política voltada para a separação proposital de familiares como uma forma de dissuadir outros estrangeiros de tentarem entrar ilegalmente nos EUA. (Associated Press)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo