A Polícia da Arábia Saudita prendeu uma mulher que postou nas redes sociais um vídeo no qual aparece usando uma minissaia e um top enquanto caminha por um vilarejo saudita, de acordo com um comunicado oficial divulgado pela TV CNN.
A mulher, que está sendo questionada pela polícia Riad, afirmou que o vídeo foi publicado por uma conta atribuída a ela sem seu conhecimento”, de acordo com o comunicado. Segundo a polícia, o caso será enviado ao departamento de processo-geral na capital, Riad.
No domingo, o porta-voz da presidência da Comissão para a Promoção da Virtude e a Prevenção ao Vício – também conhecida como polícia religiosa – disse que o grupo estava monitorando a questão e tomando os “passos necessários” para lidar com o vídeo viral com a “garota em roupas ofensivas”.
A Arábia Saudita segue uma interpretação rígida da lei islâmica. As mulheres no país são obrigadas a usarem roupas soltas, conhecidas como abaya, e as sauditas necessariamente têm de cobrir o cabelo.
O vídeo mostra a mulher andando pelas ruas vazias da cidade histórica de Ushaiager, segundo a polícia. Autoridades na cidade pediram ao governo da província para que tome medidas contra a mulher.
No Twitter, houve uma disputa de hashtags, parte pedindo a prisão da mulher, parte a liberdade para se usar o que quiser e isso não ser um crime.
https://twitter.com/50BM_/status/886614068768976897