A polícia invadiu uma estação de metrô de Atenas, na Grécia, antes do amanhecer desta sexta-feira para colocar em prática uma ordem emergencial do governo e forçar os funcionários a voltarem ao trabalho após mais de uma semana de greve por causa das medidas de austeridade que vêm sendo implementadas no país.
Dezenas de grevistas haviam erguido barricadas na estação depois de o governo emitir a rara ordem de mobilização civil em resposta à recusa dos trabalhadores de encerrar a greve. Caso não cumpram a ordem, eles podem ser presos.
Um grupo da polícia removeu os grevistas da estação, enquanto outro grupo bloqueou ruas que levam ao local para evitar que outros manifestantes que começavam a se reunir chegassem ali. Não houve relatos de violência e os trabalhadores não mostraram resistência. O bloqueio à área onde fica a estação deve prosseguir durante a tarde.
Os funcionários do metrô protestam contra os planos do governo de descartar os contratos atuais como parte de uma reforma ampla do pagamento do setor público e os sindicatos afirmam que isso resultará em reduções de até 25% nos pagamentos do setor. Atenas está sem serviço de metrô há nove dias.
Os outros serviços de transporte público da cidade também estão paralisados nesta sexta-feira, em apoio aos metroviários, o que provoca lentidão nas ruas da capital grega. As informações são da Associated Press.