Bancos, lojas e uma delegacia foram atacados por jovens revoltados em Madri e Barcelona em uma aparente manifestação de apoio aos protestos realizados na Grécia pela morte de um adolescente pela polícia, informaram hoje autoridades locais. Pelo menos 11 pessoas foram detidas nos distúrbios registrados na Espanha. Dois policiais sofreram escoriações superficiais. O jornal La Vanguardia, de Barcelona, informou que as manifestações foram convocadas pela internet.
Na capital espanhola, cerca de 200 pessoas atacaram uma delegacia, lojas e agências bancárias. A polícia deteve nove suspeitos. Em Barcelona, uma jovem grega e outro estrangeiro não identificado foram presos durante uma manifestação similar. Dois policiais sofreram escoriações superficiais durante o protesto em Barcelona.
Testemunhas citadas pela imprensa espanhola disseram que os manifestantes entoavam gritos de “policiais assassinos” e outras palavras de ordem em apoio ao jovem cuja morte desencadeou distúrbios em diversas cidades da Grécia desde o último sábado.
Sob a condição de anonimato, policiais espanhóis disseram que não havia autorização para as manifestações e que os participantes foram dispersados depois de aproximadamente duas horas. Os detidos foram denunciados por provocar desordem, prosseguiram as fontes policiais.