Cerca de 500 imigrantes clandestinos que viajavam em condições desumanas em dois caminhões de carga, com os Estados Unidos como destino, foram interceptados e detidos hoje no sul do México pelas autoridades. A Procuradoria da Justiça do Estado de Chiapas informou que os clandestinos, em sua maioria centro-americanos, foram interceptados em um acesso rodoviário à capital de Chiapas, Tuxtla Gutiérrez, onde as autoridades possuem um posto de controle permanente com um aparelho de raio-X que examina as cargas dos caminhões.

continua após a publicidade

Os motoristas dos caminhões, ao perceber que os clandestinos haviam sido descobertos nos compartimentos de cargas dos veículos, tentaram fugir, mas foram capturados. Também foram detidos cinco “coiotes”, ou traficantes de seres humanos, que costumam levar clandestinos ao México e aos EUA em troca de pagamento.

No primeiro caminhão, estavam 240 pessoas: uma japonesa, três chineses, seis equatorianos, 19 salvadorenhos e 211 guatemaltecos. No segundo caminhão, as autoridades de Chiapas encontraram 273 pessoas: um dominicano, um hondurenho, seis nepaleses, 12 indianos, 26 equatorianos, 28 salvadorenhos e 199 guatemaltecos.

Os clandestinos foram atendidos nos escritório de imigração, onde receberam água, alimentos e atendimento médico. Muitos estavam desidratados. A procuradoria informou que os centro-americanos serão enviados a Tapachula, cidade na fronteira da Guatemala, onde serão deportados. Já os demais serão enviados à Cidade do México, onde as embaixadas dos seus países serão comunicadas e eles serão deportados. As informações são da Associated Press.

continua após a publicidade