A polícia de Tempe, no Arizona, divulgou nesta quinta (22) um vídeo que mostra o atropelamento fatal envolvendo um carro autônomo da Uber na cidade, no último domingo (18). Elaine Herzberg, uma mulher de 49 anos que atravessava a rua arrastando uma bicicleta, morreu.
No vídeo, é possível ver a cena por dois ângulos: externo e interno, esse último mostrando o comportamento e a reação da motorista que estava dentro do carro. Seu papel era monitorar a condução autônoma do veículo e intervir quando necessário.
Investigações preliminares da polícia de Tempe indicam que o atropelamento seria inevitável mesmo se fosse um carro comum em vez de um que se dirige sozinho. Segundo reportagem do San Francisco Chronicle, a chefe de polícia Sylvia Moir teria dito que “a motorista disse que como um flash, a pessoa apareceu na frente do carro. Seu primeiro alerta para a colisão foi o som da colisão”.
Apesar disso, não foi descartada ainda a possibilidade de falhas no veículo, que usa uma combinação de câmeras e radares para “enxergar” o que está ao seu redor. A Junta Nacional de Segurança no Transporte (NTSB, na sigla em inglês) chegou ontem (21) a Tempe para investigar o caso.
O vídeo foi editado antes da divulgação. Mesmo assim, contém cenas fortes. Confira:
Tempe Police Vehicular Crimes Unit is actively investigating
the details of this incident that occurred on March 18th. We will provide updated information regarding the investigation once it is available. pic.twitter.com/2dVP72TziQ— Tempe Police (@TempePolice) March 21, 2018