Policiais e manifestantes se enfrentaram diante do Consulado da China em Manhattan, Nova York, durante um protesto pacífico realizado por tibetanos. Os detalhes do confronto ainda não são claros, mas várias autoridades policiais e manifestantes ficaram feridos. A polícia diz que várias pessoas foram presas.
Um organizador da manifestação disse que os problemas começaram quando alguns dos presentes jogaram pedras contra o prédio do consulado. Entretanto, o tumulto foi rápido e centenas de tibetanos continuaram a fazer suas demonstrações pacificamente depois do breve confronto.
É o segundo dia de protestos em Nova York, assim como em outras regiões do mundo, em solidariedade às manifestações que ocorrem no Tibet contra o governo imposto da China e as quais levaram a capital do Tibet ao caos ontem. Em Washington, cerca de 80 manifestantes sustentaram bandeiras tibetanas em frente à embaixada chinesa, gritando: "vergonha para a China" e "parem as mortes".
"Queremos enviar uma mensagem à Embaixada da China, de que o que está acontecendo no Tibet e o que está acontecendo aos tibetanos, dentro do Tibet, não é justo. Queremos condenar fortemente isso", disse Namka Tenzim. A embaixada parecia fechada e trancada, aparentemente, sem atividade.