A Força Naval da Nicarágua, com apoio de patrulhas norte-americanas, confiscou 1,5 tonelada de cocaína abandonada por narcotraficantes no mar do Caribe, segundo informes oficiais divulgados nesta quinta-feira (20).

continua após a publicidade

Um porta-voz militar disse à ANSA que um grupo de pelo menos quatro traficantes, aparentemente colombianos, conseguiram despistar os barcos da Força Naval que os perseguiram por dois dias e adentraram o território nicaragüense, onde ainda são procurados pela polícia.

O grupo de criminosos estava a bordo de um barco da marca Cigarette que foi localizado, na segunda-feira, por organismos de inteligência norte-americanos que colaboram com a Nicarágua na luta antidrogas.

Segundo Eduardo Sanders, capitão do Exército da Nicarágua, a droga, embalada em 53 pacotes plásticos, foi lançada ao mar pelos traficantes.

continua após a publicidade

Desde janeiro de 2007, as autoridades nicaragüenses conseguiram apreender quase 30 toneladas de cocaína, e contrabandos de outras drogas como a heroína, cuja maior parte sai da Colômbia rumo aos Estados Unidos.

As autoridades locais também tiveram êxito no desmantelamento de ao menos três importantes quadrilhas narcotraficantes colombianas e mexicanas que mantinham armazéns e meios de transporte na Nicarágua e em outros países da América Central.

continua após a publicidade