Forças especiais da polícia da Macedônia dispararam nesta sexta-feira bombas de efeito moral para dispersar milhares de imigrantes presos em uma área pouco controlada entre o país e a Grécia. Um dia antes, o governo macedônio declarou estado de emergência em suas fronteiras, para lidar com a chegada massiva de imigrantes que tentam chegar ao norte da Europa.

continua após a publicidade

O grupo, formado por cerca de 3 mil imigrantes que passaram a noite na intempérie, havia feito várias tentativas de avançar contra a polícia macedônia no início da manhã desta sexta-feira, após o fechamento da fronteira na quinta-feira. Pelo menos quatro pessoas se feriram nos enfrentamentos.

Policiais respaldados por veículos blindados usaram rolos de arame farpado sobre as vias do trem usadas pelos imigrantes para cruzar a pé da Macedônia para a Grécia. O governo grego, por sua vez, enfrenta uma onda sem precedentes de imigrantes que chegam clandestinamente vindos da vizinha Turquia.

Um jovem estava sangrando no território macedônio, após aparentemente ter sido alvo de um estilhaço de uma das bombas, lançada diretamente no meio da multidão. Os imigrantes, muitos com bebês e crianças, chegavam a comer milho de campos próximos para combater a fome. “Eu não sei por que eles estão fazendo isso com a gente”, disse o iraquiano Mohammad Wahid. “Eu não tenho passaporte nem documento de identidade. Eu não posso voltar e não tenho para onde ir, vou ficar aqui até o fim.”

continua após a publicidade

Mais de 160 mil imigrantes já chegaram à Grécia neste ano, a grande maioria fugindo de guerras e conflitos na Síria e no Afeganistão. Um porta-voz da polícia da Macedônia, Ivo Kotevski, disse que a polícia e o Exército pretendem estabelecer o controle sobre uma faixa de 50 quilômetros na área de fronteira, para impedir o influxo de imigrantes oriundos da Grécia. Até agora, a fronteira tem se mostrado porosa, com apenas algumas patrulhas de cada lado.

Além disso, a Guarda Costeira grega informou que recolheu 620 imigrantes em 15 operações de busca e resgate nas últimas 24 horas, nas proximidades de várias ilhas gregas. O número não inclui os imigrantes que chegaram à ilha por conta própria. Fonte: Associated Press.

continua após a publicidade