A polícia da Colômbia prendeu hoje o narcotraficante Rafael Iván Zapata Cuadros, que atua supostamente como o contato entre o cartel colombiano “Los Rastrojos” e a máfia italiana.

continua após a publicidade

O diretor da sessão de Antinarcóticos da Polícia Nacional, general Luis Alberto Pérez, informou que a detenção ocorreu no povoado de Puerto Berrío, no estado de Antioquia, após “três meses de acompanhamentos” pelos membros da inteligência.

O general afirmou que Zapata já “está condenado a 20 anos de prisão” na Itália “por narcotráfico e associação com grupos delitivos”, aparentemente servindo de “ligação entre os irmãos Calle Serna e a máfia italiana para o tráfico e a comercialização de cloridrato de cocaína na Europa”.

Os irmãos Javier Antonio e Luis Enrique Calle Serna, conhecidos como “Los comba”, lideram um dos principais grupos de tráfico de drogas da Colômbia conhecido como “Los Rastrojos”.

continua após a publicidade

Segundo Pérez, além do pedido da Justiça italiana por Zapata, o criminoso tem contra si ordens de prisão internacional da França e da Holanda, onde também é indiciado por ligação com o narcotráfico.

O colombiano teria relações com o grupo mafioso liderado pelo criminoso assassinado Vincenzo Barbieri e ainda teria ligações com o extraditado chefe paramilitar Salvatore Mancuso e outros grupos italianos.

continua após a publicidade