Um navio norueguês de carga química, com 21 tripulantes a bordo, foi sequestrado por piratas somalis próximo ao litoral de Madagascar na sexta-feira, segundo a empresa proprietária da embarcação. Ainda não se sabe se o ataque deixou feridos entre os tripulantes, todos de Mianmar, ou se houve pedido de resgate.
Svenn Pedersen, CEO da Th. Broevigtank Shipowners, disse que o navio UBT Ocean seguia dos Emirados Árabes Unidos para a Tanzânia quando foi sequestrado, a cerca de 500 quilômetros de seu destino. “O capitão fez contato e disse que piratas estavam a bordo, e então a comunicação foi cortada. O navio não fez mais contatos desde então”, ele disse. A embarcação, de 9 mil toneladas, tem bandeira das Ilhas Marshall e estava transportando óleo combustível, segundo Pedersen.
O sequestro foi um dos ataques mais meridionais já realizados pelos piratas somalis, e indica que a intensificação das patrulhas navais no Golfo de Aden está fazendo com que sua área de atuação se desloque mais para o sul e o leste. Na sexta-feira, uma fragata francesa deteve 22 suspeitos de pirataria, que estavam em seis barcos separados no Oceano Índico. As informações são da Associated Press.