Piratas seqüestram cargueiro filipino com 23 tripulantes

Piratas seqüestraram nesta segunda-feira (10) um cargueiro das Filipinas que transportava produtos químicos e 23 tripulantes perto da Somália, informou Noel Choong, diretor do centro de relatos de pirataria do Departamento Marítimo Internacional. O seqüestro eleva para 83 o número de ataques na região este ano. O cargueiro seguia para a Ásia quando foi abordado no Golfo de Áden por piratas com armas automáticas e granadas propelidas por foguete, afirmou Choong em Kuala Lumpur, na Malásia.

Em Manila, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores das Filipinas, Claro Cristobal, afirmou que a embaixada do país em Nairóbi e a operadora do cargueiro identificaram o navio como o MT Stolt Strength. Os 23 tripulantes são filipinos e, segundo relatos, estão ilesos, afirmou Choong, acrescentando que autoridades das Filipinas estão agindo de forma coordenada com a operadora do navio para garantir uma libertação segura do cargueiro e dos tripulantes.

Segundo Choong, houve uma tentativa de ataque a um outro cargueiro no litoral leste da Somália, mas o navio conseguiu escapar. O navio carregava uma bandeira da Arábia Saudita, mas é operado pela Grã-Bretanha. A marinha da Índia informou que seus comandos operando a partir de um navio de guerra evitaram que piratas seqüestrassem um navio mercante indiano hoje, e que ainda estão sendo apurados os detalhes sobre outras várias tentativas de ataques ocorridas nesta terça.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna