O presidente do Chile, Sebastián Piñera, pediu hoje que Chile e Peru deixem sua disputa a respeito da fronteira marítima no âmbito da Corte Internacional de Justiça (CIJ), na Holanda, e avancem em outros temas bilaterais. Piñera fez as declarações ao realizar uma visita ao presidente do Peru, Alan García, para descongelar as relações entre os países.

continua após a publicidade

Em 2008, o Peru levou a disputa da fronteira marítima entre os dois países à CIJ, alegando controvérsia com Santiago por causa do limite. García disse que a visita de Piñera tinha um “profundo significado” e foi um ato “de coragem política”, uma vez que o mandatário chileno recebeu várias críticas da oposição chilena, a qual afirma que a viagem do mandatário a Lima poderá prejudicar o Chile na disputa da fronteira marítima.

Os dois presidentes assinaram um memorando em matéria de energia e um tratado de extradição de pessoas condenadas. O Peru disse que no futuro poderá vender gás natural ao Chile, quando tiver atendido sua demanda interna pelo combustível. As informações são da Associated Press.

continua após a publicidade