Um piloto da companhia espanhola Air Comet enviou relatório técnico no qual afirma ter visto no ar um clarão “forte e intenso de luz branca”, em trajetória descendente e vertical, na mesma noite e rota em que o Airbus A330 sumiu enquanto sobrevoava o Oceano Atlântico. O clarão desapareceu “em seis segundos” e foi testemunhado por outras duas pessoas – o copiloto e uma passageira que estava na cozinha da aeronave -, de acordo com o relatório do piloto, que teve trechos publicados pelo jornal espanhol El Mundo.

continua após a publicidade

Em seu relatório, o comandante do voo 974 da Air Comet, que seguia o trajeto Lima-Madri na madrugada de segunda-feira, afirma que “estava a sete graus ao norte do Equador, no Meridiano 49 oeste” quando visualizou o clarão, segundo o El Mundo. Em nenhum momento, ele utiliza a expressão “explosão”.

O documento foi enviado anteontem à Direção Geral de Aviação Civil espanhola. Ao órgão espanhol, a Air Comet informou que acredita se tratar do avião da Air France e que encaminharia o relatório ao Escritório de Investigação e Análises de Acidentes Aéreos na França (BEA, na sigla em francês), a cargo das investigações do acidente. “Coloco as informações para conhecimento, para que sejam úteis no esclarecimento do acontecido”, escreveu o piloto.

continua após a publicidade