A economia da Coreia do Sul acelerou a um ritmo muito mais rápido do que o esperado no terceiro trimestre, com o Produto Interno Bruto (PIB) crescendo 1,4% na comparação com o segundo trimestre e ganhando 3,6% na comparação anual, de acordo com dados preliminares do Banco da Coreia (BoK, na sigla em inglês). O resultado superou as expectativas de crescimento de 0,9% no terceiro trimestre em relação ao segundo e de 3,0% na comparação anual.
Os dados mais recentes mostraram que as exportações continuaram a impulsionar a economia sul-coreana, devido à demanda externa mais forte em relação a smartphones e a outros produtos e componentes eletrônicos, bem como carros e produtos petroquímicos em meio à recuperação econômica em todo o mundo. O valor dos embarques no exterior manteve crescimento de dois dígitos nos primeiros nove meses do ano.
Ainda assim, o consumo privado permaneceu fraco, compensando a força nas exportações. Os formuladores de políticas esperam que o pacote de estímulos do presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, de 11 trilhões de wons, ajude a estimular a demanda interna nos outros trimestres do ano.
Os últimos números seguem uma série de atualizações para as previsões de crescimento do governo e do banco central para este ano, uma vez que as exportações continuam a superar as expectativas. Na semana passada, o BoK elevou a projeção de crescimento do PIB de 2017 para 3,0%, enquanto, anteriormente, apostava em ganho de 2,8%. Em 205 e em 2016, a economia sul-coreana cresceu 2,8%. Fonte: Dow Jones Newswires.