A busca por petróleo abaixo da camada de sal no litoral capixaba já rendeu duas descobertas à Petrobras. A informação foi confirmada ao jornal O Estado de S. Paulo pelo gerente-executivo de exploração e produção da companhia, Francisco Nepomuceno. Ele acrescentou que a empresa está estudando a melhor maneira de extrair as reservas, que ficam abaixo da província petrolífera do Parque das Baleias. As duas descobertas estão a quase 5 mil metros de profundidade e têm petróleo de boa qualidade.

continua após a publicidade

A primeira jazida abaixo do sal na região foi encontrada em março, abaixo do campo de Caxaréu, descoberto no ano passado, em um poço que chegou a 4,8 mil metros de profundidade. Segundo comunicado distribuído à época, o reservatório tem cerca de 570 milhões de barris de petróleo.

Desse total, a empresa poderia recuperar cerca de 150 milhões de barris, segundo cálculos de especialistas. A segunda foi atingida em junho, a 4,7 mil metros, abaixo do campo de Pirambu. Para este, não houve estimativa de reservas.

continua após a publicidade