Sobre a operação de transferência de 100% das ações da Petrobras Bolivia Refinación (PBR) para a YPFB, a Petrobras confirma que a empresa boliviana YPFB efetuou em 11 de junho o depósito de US$ 56 milhões correspondente ao primeiro pagamento e apresentou carta de garantia, no mesmo valor, para o segundo pagamento.
Entretanto, ainda resta realizar o endosso das ações, uma vez que as negociações para concretizar o contrato de venda das unidades ainda está em curso.
A PBR continua com os trâmites para a renovação dos seguros das refinarias, tendo em vista que a cobertura atual expira no momento em que ambos os ativos deixem de ser operados pela Petrobras.
Na primeira rodada de licitação, para a qual foram convidadas seguradoras de primeira linha, não foram obtidas propostas que aceitassem a troca de operador das refinarias de Santa Cruz e Cochabamba.
Espera-se que nas próximas horas estas duas questões sejam solucionadas a fim de finalizar a transferência do controle acionário da PBR para a YPFB.
Enquanto perdurar esta situação, a Petrobras continuará operando as refinarias Gualberto Villarroel, de Cochabamba, e Guillermo Elder Bell, de Santa Cruz, e com a propriedade de 100% das ações da PBR.