O candidato nacionalista à presidência do Peru, Ollanta Humala, reverteu uma desvantagem e agora estaria ligeiramente à frente da sua rival Keiko Fujimori, na disputa pela presidência do Peru, que terá o segundo turno neste domingo. Uma pesquisa divulgada hoje pela Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP) mostrou que Humala está com 51,8% das intenções de voto, superando em mais de 3 pontos porcentuais Keiko, que tem 48,2% das intenções de voto, indica a sondagem. Pela lei eleitoral, a pesquisa não pode ser publicada no Peru.
A sondagem foi realizada ontem no país inteiro e entrevistou 1.800 pessoas, com margem de erro de 2,3 pontos porcentuais. A pesquisa foi financiada pela PUCP. A pesquisa entrevistou maiores de 18 anos, que votaram em cédulas simuladas, como deverão fazer em cédulas verdadeiras no dia 5.
A pesquisa anterior da PUCP, de 28 de maio, dava a Keiko 50,3% das intenções de voto, enquanto Humala estava com 49,7%. Outra pesquisa da PUCP, de 17 de maio, indicava que Keiko tinha 49,9% das intenções de voto, enquanto Ollanta tinha 50,1%. As informações são da Associated Press.