Pesquisa diz que Merkel perde em importante estado

A coalizão da chanceler alemã, Angela Merkel, perdeu as eleições deste domingo na Renânia do Norte-Westfália, o estado mais populoso da Alemanha, segundo pesquisas de boca de urna. Com a derrota, a aliança de Merkel perde também o controle do Bundesrat, como é conhecida a câmara alta do Parlamento. A eleição, a primeira desde que Merkel deu início a seu segundo mandato em outubro, ocorre em meio às dificuldades da Europa para superar os efeitos da grave crise fiscal da Grécia.

A pesquisa da rede de televisão pública ARD indica que o partido de Merkel, a União Democrática Cristã (CDU), obteve 34,5% dos votos, enquanto os Democratas Livres (FDP) conseguiram 6,5%, deixando a coalizão bem aquém do mínimo necessário para garantir a maioria. O Partido Social-Democrata (SPD), o maior da oposição, também obteve 34,5% dos votos, enquanto os Verdes conquistaram 6,5% e o Partido de Esquerda, 6%.

Merkel tem sido alvo de duras críticas desde a aprovação, na sexta-feira, de um polêmico pacote de três anos, no valor de 22,4 bilhões de euros (US$ 28,5 bilhões), para ajudar a Grécia a superar a crise.

Sem a maioria no Bundesrat, Merkel deverá enfrentar mais dificuldades para governar a maior economia da Europa. Agora, ela terá de negociar com a oposição, o que diminui as chances de cortes de impostos para estimular a economia, e de uma ampla reforma no sistema de saúde do país. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo