Pesquisa aponta queda na aprovação a Shinzo Abe

Pesquisa de opinião feita pelo jornal Nikkei e pela TV Tokyo indica que a taxa de aprovação ao governo do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, caiu 8 pontos porcentuais desde um mês atrás, para 68%; a taxa de desaprovação subiu 3 pontos porcentuais, para 19%.

Em política econômica, 62% dos entrevistados disseram aprovar o desempenho do governo e 18% a desaprovam; mas apenas 22% disseram sentir que a situação da economia japonesa melhorou como resultado da “abenomics”, como a política econômica do governo Abe foi apelidada, e 66% afirmaram que não houve melhoras.

Quanto à política externa, 57% dos entrevistados disseram apoiar as posições do governo; 46% têm a expectativa de progressos nas tensões com a Coreia do Norte e 37% afirmaram que não.

A pesquisa também indica que 52% dos japoneses são contra a proposta do governo de reativar os reatores nucleares do país, parados desde que um terremoto seguido de tsunami provocou o derretimento de pelo menos um dos reatores da usina Dai-Ichi, em Fukushima, em março de 2010; 30% disseram ser a favor.

A pesquisa foi conduzida por telefone entre sexta-feira e domingo, entre pessoas em idade de votar em 921 domicílios. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo