A Embaixada do Peru em Brasília informou nesta manhã, por meio de nota à imprensa, que seu governo estabeleceu uma ponte aérea permanente, com helicópteros, para retirar os turistas ilhados na região histórica de Machu Picchu e que se mantém em “estreito contato” com o Itamaraty para “coordenar ações conjuntas”. De acordo com o texto, o ministro de Comércio Exterior e Turismo do Peru, Martín Pérez Monteverde, está na região afetada para coordenar os trabalhos de resgate.
A embaixada reiterou que, até o momento, não foram registrados casos de brasileiros feridos ou desaparecidos. “Dependendo das condições climáticas, o governo do Peru espera poder evacuar todos os turistas brasileiros o mais breve possível”, completa o texto.
Em nota emitida na noite de ontem, o Itamaraty informou que cerca de 30 dos 800 turistas resgatados pelo governo peruano são brasileiros. As operações de retirada foram interrompidas ontem por causa das fortes chuvas. Cerca de 2.000 turistas continuam ilhados na região de Machu Picchu, dentre os quais 180 brasileiros. O governo peruano informou o Itamaraty que está fornecendo águas, alimentos e abrigos a essas pessoas.
Apoio
De acordo com a nota do Itamaraty, foi montado um Núcleo da Crise na embaixada brasileira em Lima para coordenar o apoio às vítimas junto com o governo peruano. O embaixador do Brasil no Peru, Jorge Taunay, deslocou-se a Cuzco ontem para acompanhar os trabalhos de apoio e de resgate aos brasileiros. Um dos funcionários da embaixada, em posição de vice-cônsul, foi para Águas Calientes, na região de Machu Picchu, para facilitar os contatos com os brasileiros ilhados.
Segundo a nota do Itamaraty, o ministro interino das Relações Exteriores, Antonio Patriota, foi informado ontem pelo embaixador peruano em Brasília, Hugo de Zela, que uma operação de resgate, com 11 helicópteros, foi iniciada. A retirada segue a seguinte prioridade: doentes, idosos, crianças e suas mães e as demais pessoas. Durante a conversa, Patriota ofereceu o envio de helicópteros brasileiros para ajudar no resgate.
O Itamaraty recebe consultas de familiares dos turistas ilhados no Peru por meio do seu Núcleo de Assistência a Brasileiros (NAB), telefones (061) 3411-8803, 3411-8805, 3411- 8817 e 3411-9718 e do celular de plantão (061) 8197.2284.