Pelo menos 20 mil policiais deverão ser responsáveis pela segurança da quinta cúpula de chefes de Estado da União Européia, América Latina e Caribe, que acontecerá em Lima entre 13 e 17 de maio, confirmaram nesta terça-feira (22) autoridades do Ministério do Interior do Peru.
Junto às medidas de segurança, foi elaborada uma série de ações para facilitar a migração e o deslocamento seguro dos líderes políticos entre as cidades peruanas.
Grande parte dos vizinhos dos hotéis e das sedes diplomáticas que irão hospedar as autoridades está sendo contatada para que controlem o acesso às áreas próximas. Também haverá um maior controle migratório, para evitar a entrada no Peru de "elementos terroristas" que planejem realizar algum ataque durante a reunião.
Até agora confirmaram presença 40 chefes de Estado e governantes, além de um número importante de ministros dos diversos países que participarão da cúpula, segundo informou a Chancelaria peruana.
Também acontecerá no Peru, em novembro próximo, a Reunião do Fórum Econômico Ásia-Pacífico, com a presença de governantes das 21 maiores economias do mundo.